16 de maio de 2007

Será?

Não entendo as nossas "fézadas". A sério que não percebo.
Recordo-me quando aceitei o desafio de bloggar também aqui. Fi-lo remitente. É certo que tenho dois blogs mais, e era evidente que este seria mais um blog onde partilharia connvosco alguns dos meus post's antigos, ou quem sabe outros novos, para nos "espicaçar" de forma agradável.
No entanto, vejo uma moleza enorme nos que aqui partilham. Reparo que o blog tem entrado em declínio, e não almeijo interesse nisso por parte de ninguém... Pergunto-me onde estão os moderadores do blog? Uma, já nem mais aqui escreve, e parte dos participantes "desertaram", muitos deles, para um outro blog religioso criado recentemente. E o mais engraçado é que encontro nele muita gente que ou por aqui passa, ou que já por cá passou...
Fiz cálculos. E apercebi-me que dos 19 posts escritos este mês, a "Gente Comum" escreveu 8, e que dos 34 convidados a participar diariamente no "Raízes", somente 8 escreveram este mês - e estamos já a dia 16! E agora? A "Gente Comum" perdeu o interesse e saíu. Não queria destacar ninguém, mas este é um facto e custa quando assistimos todos ao declínio do barco de braços cruzados... Perguntar-me-ão sobre o que fiz eu para ajudar a remar. Serei injusto se responder "o mesmo que muitos de nós"? Poderei perguntar o que fizemos para nos "espicaçar" uns aos outros, por forma a tornar este blog em verdadeiras "Raízes"?!
Não sei quanto a vós. Para mim, ser católico implica muito mais.
Não sei quanto a vós. Mas ainda que não possa dizer que seja exemplo, porque não o sou, preciso de gente com o coração em chama ao meu redor, para que todos juntos possamos "pegar fogo à terra inteira!"
Não sei quanto a vós... Mas eu saio. Porque não estou a dar-me. Porque muitos, talvez como eu, entraram no "deixa andar" aqui neste blog.
Poderia sair sem nada dizer. Mas gostava de deixar esta pequena crítica, que espero construtiva, antes de o fazer. Pergunto-me se estamos a fazer o correcto, se estamos a trabalhar para o bom nome do blog e d'Ele, ou se não nos estaremos cá somente para ter o nome ligado a um blog religioso, na coluna ao lado dos posts. E lanço a questão: será isto Fé, ou "fézada"?
Não quero denegrir a imagem de ninguém nem do blog. Quero apenas ajudar nesta caminhada...
Um abraço a todos.

4 comentários:

Fá menor disse...

Peço desculpa pelo meu atrevimento, mas se queres ajudar de algum modo, não saias.Luta!!!
Não desistas.
A vida tem altos e baixos. Às vezes mais baixos do que altos. Mas é preciso encarar o futuro com esperança sempre renovada, e não deixar que nada interfira negativamente na nossa vida(já ontem disse isso a outrém).
Se não se luta por aquilo em que se acredita, onde está o mérito?

Quanto a mim, a minha disponibilidade, e principalmente a inspiração, não têm sido muitas, e não escrevo só por escrever, mas estou confiante de que melhores dias virão!

Aida Melo disse...

Olá nMac,
reconheço que tens razão no que toca à letargia do blog mas, como diz aqui o fa menor, isso tem que ver com a pouca disponibilidade ou mesmo falta de inspiração de muitos de nós que temos vidas superocupadas e talvez coloquemos em primeiro lugar os nossos próprios blogs. Parece-me tb q a melhor forma de resolvermos isto não é sair, mas propor soluções...
Uma delas seria definirmos melhor um objectivo para este blog!
Vá lá pessoal, animem-se.

Elsa Sequeira disse...

nMac!
Só para te esclarecer...eu, nunca fui a moderadora do blog, o blog é do meu amigo Raiz do Mundo, eu fui a pessoa que fiz a maior parte dos convites, só isso, saí e muita gente também saíu, é certo, mas ás vezes as coisas assim acontecem, hoive um acidente de percurso, nada de grave, mas sre tiveres alguma dúvida fala com o nosso amigo comum - raiz do mundo -

Beijinhos para todos!
:)

Pinguim Alegre disse...

Meu querido amigo, sabes bem que sou muito "duro" nestas coisas, por isso vou deixar-te algumas ideias fortes para mim deste teu post:

1º - não podemos só esperar receber, também temos que dar, pk é necessário recordar "existe mais alegria em dar do que em receber..."

2º - Sair não é em nenhum uma forma de estar na vida nem num blog. Porque sair é desistir de um projecto, é demitirmo-nos das responsabilidades, dos sonhos, das preocupações, do crescimento individual e comum.

3º - Creio que sabes, mas digo-te outra vez, dos fracos não reza a História. E tu, não fazes parte desse lote (dos fracos).

4º - O blog poderá passar por um momento de paragem, talvez de reflexão. Mas já pensaste que se calhar aquilo que sentes, os outros poderão sentir? Não é o momento de dispersar. é o momento de unir mãos, de unir esforços e voltar a construir.

Meu querido amigo,digo o mesmo à Gente Comum e a todos aqueles que pensem em sair mas que ainda não o fizeram, é preciso ter a consciência que num blog onde a matriz é Cristo, não é fácil, porque cada um de nós tem uma forma bem diferente de viver a sua fé. Mas recordo um slogan já muito usado mas que continua actual "Todos diferentes, todos iguais!".
Continuem connosco para que possamos todos crescer em Graça; para que a nossa fé não seja uma mera "fezada"; para que este não seja mais um blog, mas o blog; para que possamos criar raizes mas não teóricas;

Fiquem connosco...

Aquele abraço meu querido amigo