Alegra-me muito ver tantos a responderem ao desafio de partilhar Cristo vivo nas suas vidas. A escancararem a intimidade dos seus corações num espaço despersonalizado como seja a internet.
Contudo, não nos deslumbremos nem nos deixemos cair na tentação de olhar para o nosso umbigo. Que rosto damos deste Cristo que amamos? Serão os (agora) nossos textos acolhimento profundo e sereno de quem nos visita ou vangloria dos pequenos passos que a custo fazemos no nosso caminhar? Trarão eles consolo a quem precisa de ser consolado ou repulsa a quem pela primeira vez se cruza aqui com esta verdade profunda que toma por nome Igreja.
Porque sejamos honestos, não me serve (creio que não nos serve) uma Igreja que se sirva a si própria antes de consentir alegremente que se sirvam dela (Escusada será a referência ao lava pés...).
Temo muito a introversão que desde o princípio vou sentindo neste blog, que as vezes me parece contraria ao Evangelho. Não cabe à Igreja vangloriar-se do seu caminho e das suas (supostas) vitórias. À Igreja exige-se tão só que seja este rosto sorridente e desempoeirado de Cristo vivo que cativa pela verticalidade dos seus actos e pelo acolhimento tolerante das suas palavras (Ele que era sem mancha, jantou com fariseus, acolheu prostitutas e morreu entre criminosos).
Sempre que partimos para outras variações, sempre que nos vangloriamos nas palavras e facilitamos nos actos somos túmulos caiados de branco por fora mas podres por dentro.
Por isso questiono-te (me) e provoco-te(me)...
Quando escreves... Olhas(Olho) para ti(mim) e para as tuas(minhas) supostas riquezas ou para quem te (me) lê e as suas pobrezas? Usas (Uso) de caridade sincera? Aspiras (aspiro) de facto a preocupar-te (me) sinceramente com as vidas concretas e enraizadas no mundo que virtualmente se cruzam contigo (comigo) e a deixares (deixar) nelas esta marca indelevel de eternidade que Cristo, em ti (em mim), nelas quer imprimir?
14 de abril de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Egofonias!!
Simplesmente adorei!
Bateste bem fundo na questão fundamental!
Parabéns!!!
1 bj
Um bom exame de consciência...
...quaahh!...quaahh!...quaahh!...
Ele... parece irreverente...mas não é...é muito respeitador.
... Só está a perguntar-se quem será, no blogue, este "Egofonias"..que parece prégar tão bem...
...está com "bico" de quem não percebeu onde quereria chegar o colega Egofonias!...
Uma boa noite!
BP
Egofonias, li o teu post assim que o publicaste mas so agora consigo comentá-lo.
Este blog é um pouco de todos, um local para que possamos falar d'Ele, e com Ele. Como o fazemos, como O sentimos é particular de cada um... e as vivencias são certamente todas diferentes...
O raizes do mundo desafia-nos a testemunhar, tu criticas quem o faz... enfim...
Não era intenção criticar a individualidade da partilha. Repetindo-me...
"Alegra-me muito ver tantos a responderem ao desafio de partilhar Cristo vivo nas suas vidas. A escancararem a intimidade dos seus corações num espaço despersonalizado como seja a internet."
Tão só colocar o acento no facto de toda a partilha ser sempre comunicação, e ter presente que quando partilho, alguêm que tem de ser acolhido e pode não me perceber me escuta.
Meu caro Egofonias
Fico com a sensação de que és o criador do Blogue. Será verdade? Gostava de o saber. Como quer que seja, o Bico de Pato tem a dizer o seguinte, deve dizê-lo:
O blogue não pode nem deve ser uma sala de catequese...´muito menos "púlpito" de pregador.
Estas realidades têm o seu lugar próprio...o seu espaço...e oportunidade, próprias. A sua valia.
O blogue é um espaço "mágico" duma riqueza quase transcendente que o homem criou...(para mim, é mesmo a "oitava" maravilha da Terra...pelas suas potencialidades inesgotáveis...uma forma, das mais potentes e eficazes, para comunicar...põe em contacto pessoas de todo o tipo...com as mais diversas necessidades e riquezas para partilhar...a semente de Deus, atravès dele pode muito bem e estou certo que o deve ser, pode ser lançada muito mais longe por aqui...e vai cair...onde...Deus o sabe...a Ele compete orientá-la...em que terra irá cair?...é com Ele...
O que o meu amigo Egofonias está a ..propor...impor?..nunca...tenho dificuldade em enxergar, no concreto das palavras...onde quer chegar...
Têm musicalidade...mas...espremidas que vêm dizer concretamente?...
A mim, é a minha opinião, sincera, límpida, é que deixemos que os colaboradores do Blogue que a ele chegaram, providencialmente, PARTICIPEM como sentem que o devem fazer...confiemos neles...assim, expontâneamente, podem ser os instrumentos nas mãos de Deus para se cumprir a sua Providência...Moldá-los como o Egofonias está a pretender é uma grande, desnecessária responsabilidade...que eu jamais assumiria.
Um grande abraço
BP
Enviar um comentário