11 de maio de 2007

Adorar apenas a Deus Pai



Estamos no mês de Maria. São muitos os peregrinos que estão a caminho de Fátima. Rezemos por eles.


Há, no entanto, uma questão que não deve ser esquecida. Maria dá-nos um exemplo magnífico com a sua mansidão, humildade e generosidade, mas não nos podemos esquecer que, como diz o primeiro mandamento:"Adorar apenas a Deus". A própria Maria disse nas Bodas de Canaa: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Ela intercede por nós e dá-nos um bom exemplo de como se deve dizer "sim" a Deus Pai, mas não é Deus. Sem Ele não consegue fazer nada. Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede. Aliás, quem diz Maria, diz também todos os santos.


Não pensem que estou a menosprezar Nossa Senhora e os santos. Não! Como disse, ela é um óptimo exemplo para seguirmos o caminho de Jesus Cristo. Só chamo a atenção para esta questão, porque vejo muitas pessoas - muitas por desconhecimento das Escrituras, outras de forma inconsciente - que louvam mais Maria do que Jesus, tratando-a como se fosse Deus Pai. O mesmo acontece com os santos. As pessoas agradecem a Maria e aos santos por terem alcançado determinada graça, mas esquecem-se que o agradecimento também deve ser dado a Deus Pai. Afinal, Ele é que ouviu as suas intercessões e foi quem nos deu a graça. Por que razão há-de ser esquecido?


Olhemos para Maria e para os santos como os nossos ajudantes e os ajudantes de Deus Pai. Eles próprios assim o diziam, por palavras e acções. Não os estamos a reduzir ou a menosprezar por o fazermos. Estamos apenas a seguir a vontade de Deus Pai: "Adorar apenas a Deus!"

2 comentários:

Ana Pinto Leite disse...

Cristo, nas Bodas de Caná, acedeu ao pedido de Maria e realizou o Seu primeiro Milagre, quando transformou a água em vinho! (Jo 2,1-12)

E, do alto da Cruz: "26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a Sua Mãe e o discípulo que Ele amava, disse à Mãe: «Mulher, eis o Teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-A como sua."
(Jo 19,26-27)

Não comparo - como poderia - Nossa Senhora aos Santos; é que Nossa Senhora é Mãe de Deus!
E nós como Seus filhos a Ela recorremos para que interceda por nós.

Pinguim Alegre disse...

Talvez fosse bom, seguir o conselho do santo padre João Paulo II e devessemos ler o "último capítulo da Constituição Lumen gentium do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja."

Um abraço